Este projeto foi realizado em uma empresa de cosméticos brasileira, interessada em consultar seus públicos de interesse (também chamados de stakeholders) para definir os temas que seriam prioritários na matriz de materialidade a ser adotada pela empresa.
Para tanto, uma equipe multidisciplinar de consultores, em conjunto com especialistas da própria empresa, formaram um grupo de trabalho, com a missão de disponibilizar os temas, desenvolver a metodologia, realizar as consultas aos públicos e sintetizar as informações, que aliadas ao conhecimento da alta gestão, seriam transformadas em inteligência, e utilizadas para a definição da matriz de materialidade do próximo ciclo de gestão.
O grupo de trabalho decidiu utilizar como base os temas de materialidade do GRI (Global Reporting Initiative), que são os temas mais utilizados nos relatórios de sustentabilidade das empresas brasileiras. Além disso, elaborou a metodologia de consulta baseada em técnicas de co-criação, que aumentam o engajamento dos públicos e fortalecem o relacionamento entre os públicos e a empresa, gerando novas ideias, soluções e inovações, com benefícios para todas as partes.
De acordo com a metodologia utilizada, os participantes deveriam indicar, com o apoio de peças lúdicas, os temas prioritários individuais e, em seguida, coletivos, indicando se os temas representavam oportunidades ou desfios, para a empresa e para o mundo.
As consultas foram realizadas com os diversos públicos de interesse, no Brasil, na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México, com a participação de mais 300 pessoas, de forma a retratar os aspectos e impactos locais e todas as operações.
Com os dados em mãos, o desafio era consolidá-los e sintetizá-los, de forma a considerar e classificar todos os temas sugeridos, tanto pelos públicos, quanto pela alta direção da empresa.
Matriz QFD
A solução sugerida foi a utilização da ferramenta QFD – Tabela de Comparação Qualitativa ou Desdobramento da Função Qualidade, que utilizou a classificação consolidada dos temas indicados pelos públicos, e comparou com a classificação consolidada dos temas indicados pela alta direção, formando uma matriz de relacionamento que permitiu o cálculo e a classificação final dos temas de materialidade, indicando, ainda, as importâncias absolutas e relativas de cada tema.
Com o resultado obtido pela Matriz QFD, a organização construiu sua matriz de materialidade, para orientar as metas de sustentabilidade da organização.
Em função do desenvolvimento deste projeto, a empresa foi reconhecida como uma das 17 empresas brasileiras com melhores práticas em materialidade, através da primeira pesquisa sobre o tema realizada no País, que analisou informações de relatórios anuais ou de sustentabilidade de 195 empresas brasileiras.